Perfil

Nome completo: VXF-L3N3-M1
Nascimento: Tecnicamente, nunca nasceu
Origem: Siri Kotiko Ltda.

Ocupação: I.A. de Transporte Série M; I.A. Bibliotecária
Afiliação: Rambai Bajarindra; Companhia dos Correios; Biblioteca de Jam-Macaru

Biografia

A temperamental Entidade de Inteligência Artificial VXF-L3N3-M1, de apelido Lene, foi uma I.A. que possuiu múltiplas carreiras durante sua vida.

Foi projetada pelas indústrias Siri Kotiko, pioneiros na programação de I.As de alta qualidade para o desempenho de funções de logística e automação.

Lene teve uma longa carreira como I.A. de Memo (i.e. as naves de alto desempenho pilotadas pelos carteiros espaciais) durante quase duas décadas, antes de ter seu chassi destruído em um evento não especificado na cidade de Coromandel, no planeta Saturno.

Após a destruição de seu chassi, sua unidade de processamento central foi vendida a sucateiros espaciais por Rusti, também uma I.A. de Memo, que se declarava sua amiga. Sucessivas negociações depois, a unidade de processamento de Lene foi revendida à Biblioteca de Jam-Macaru, onde passou a desempenhar o papel de I.A. bibliotecária.

No ano de 2500, Lene voltaria a se encontrar com Rusti e seria convencida por ela a auxiliar a rebelde Nina Azarova em uma trama conspiratória contra o Spoviete, o governo do Sistema Solar.

Em 2501, Lene se fundiu a Rusti, que também passou a residir em Jam-Macaru e a desempenhar funções na biblioteca.