Perfil

Nome completo: EIA IBX-3837-M2
Nascimento: Tecnicamente, nunca nasceu
Origem: Indústrias Sireyama, Ltda.

Ocupação: I.A. de Transporte Série M; I.A. Bibliotecária
Afiliação: Nina Azarova; Companhia dos Correios; Biblioteca de Jam-Macaru

Biografia

A Entidade de Inteligência Artificial IBX-3837-M2, popularmente conhecida como Rusti, foi uma I.A. que operou durante a 64ª Guerra Civil Solar.

Rusti foi criada pelas Indústrias Sireyama, como parte de seu programa IBX, destinado à pesquisa e desenvolvimento de interfaces robóticas e de inteligência para fins de transporte e automação veicular.

Em seu estágio inicial de maturação, durante a fase que os obstetras de I.As denominam “berçário”, Rusti foi incentivada a aprender conceitos relacionados às rotinas de uma Memo, a nave característica dos carteiros espaciais.

Mostrando aptidão para as rotinas que lhe eram ensinadas, durante a fase de pré-puberdade do seu ciclo de desenvolvimento Rusti foi designada como uma I.A. de Memo de segundo escalão (Série M2), adequada para trabalhos de curta a média distância.

Como I.A. de Memo, Rusti ocupou ao menos duas carcaças diferentes em sua vida: um modelo Xiara 3 de chassi vermelho, pertencente a um carteiro espacial de nome Zuco Farina, destruído com cerca de dois anos uso; e um modelo de cor azul Amenhotep-Luxor, pertencente à carteira Nina Azarova.

Durante o tempo em que trabalhou com Zuco Farina, Rusti conheceu a também I.A. de Memo VXF-L3N3-M1, de apelido “Lene”. As duas se tornaram amigas próximas e acabaram se fundindo no ano de 2501, unindo-se para se tornar a I.A. central da biblioteca de Jam-Macaru.